sábado, 10 de julho de 2010

Shakira:Mercado Latino


Dizer que Shakira foi a principal artista responsável pela mudança drástica do mercado fonográfico latino e que foi a partir dela que os cantores da América do Sul tiveram notoriedade mundial não é nenhum exagero. O sucesso de "Pies Descalzos", lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, unificou a América Latina na voz de Shakira. Até mesmo o Brasil, país em que menos se acreditava no sucesso de Shakira, devido à língua portuguesa, se rendeu às músicas deste disco. "Pies Descalzos" também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial interessante nos Estados Unidos. Devido a "Pies Descalzos", a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. . Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.

Mas foi mesmo a partir de seu segundo álbum, "¿Dónde Están Los Ladrones?", lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. "¿Dónde Están Los Ladrones?" foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de 300 jornalistas de todo o planeta. No mesmo dia , o disco vendeu 300 mil cópias em todo o mundo. Com o álbum, Shakira tornou-se a primeira latina a ser indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum – Donde Están Los Ladrones, Melhor Artista Revelação – Shakira, e Melhor Vídeo – Um Poco de Amor) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.

Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, Shakira passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, 'Inevitable', ganhou uma versão em Inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa 'Rosie O'Donnel show. A partir de então, Shakira começou sua real escalada que culminaria, alguns anos depois, com o lançamento de seu 'Laundry Service', coroando-a como ícone latino do pop rock. A imagem de boa moça da cantora rendeu a Shakira importantes contratos publicitários - como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein - que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.

O apelo comercial de Shakira levaria à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, Shakira se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de 500 pessoas, seria a base para o lançamento do álbum 'MTV Unplugged'. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.

Se "Pies Descalzos" foi a entrada de Shakira no mercado mundial e "Donde Están Los Ladrones" foi a conquista desse mercado, Laundry Service foi a consolidação de seu sucesso. Após quase dois anos dedicados à produção, shakira ressurgiu na mídia com uma produção discográfica completamente diferente das anteriores: um álbum com gravações em Inglês. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e alçou Shakira ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público.

Leitora da Bíblia, Shakira lembra do pedido que fez com base no texto do Novo Testamento, em João Capítulo 14, versículo 13, onde o Senhor Jesus Cristo havia dito: "E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei…". E Shakira sempre afirma: "Meu sucesso eu pedi a Deus e este depende Dele".
Fonte:Wikipédia

Um comentário:

  1. Olá

    Verificamos que seu site/blog trata-se de assuntos referentes a diva Shakira e possui um excelente conteúdo. Por este motivo, gostaríamos de propor a certificação do mesmo como SITE/BLOG OFICIAL PORTAL DAS DIVAS.

    Para tanto, é necessário que você publique o Selo de Certificação, disponível no link abaixo:

    http://www.portaldasdivas.com.br/selo-de-certificacao/selo-de-certificacao.php

    Após, entre em contato, respondendo este email, ou através de nosso site, para indicarmos seu site ou blog como oficial no conteúdo da diva escolhida.

    Aguardamos o seu contato,
    Equipe Portal das Divas
    www.portaldasdivas.com.br

    ResponderExcluir


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com